Questões de filosofia ENEM 2016
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Questões objetivas sobre os filósofos pré-socráticos.
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Pergunta 1 de 8
1. Pergunta
(ENEM 2016) Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha de ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a):
Correto
Incorreto
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Pergunta 2 de 8
2. Pergunta
(ENEM 2016) Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações.
SCHOPENHAUER, A. Aforismo para a sabedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente ligada à
Correto
Incorreto
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Pergunta 3 de 8
3. Pergunta
ENEM 2016
Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977.
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que
Correto
A resposta correta é a letra E
O niilismo é a crença que todos os valores são inúteis e que nada pode ser conhecido ou comunidade. Ele é normalmente associado ao pessimismo extremo e um ceticismo radical que condena a existência. Um verdadeiro niilista não acreditaria em nada, não teria lealdades, e nenhum propósito que não o impulso de destruir. Por isso o sentimento de ansiedade por gerado pelo niilismo.
Incorreto
A resposta correta é a letra E
O niilismo é a crença que todos os valores são inúteis e que nada pode ser conhecido ou comunidade. Ele é normalmente associado ao pessimismo extremo e um ceticismo radical que condena a existência. Um verdadeiro niilista não acreditaria em nada, não teria lealdades, e nenhum propósito que não o impulso de destruir. Por isso o sentimento de ansiedade por gerado pelo niilismo.
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Pergunta 4 de 8
4. Pergunta
(ENEM 2016)
Ser ou não ser – eis a questão.
Morrer – dormir – Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Nos obrigam a hesitar: e é essa a reflexão
Que dá Pa desventura uma vida tão longa.SHAKESPEARE, W. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 2007.
Este solilóquio pode ser considerado um precursor do existencialismo ao enfatizar a tensão entre
Correto
Incorreto
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Pergunta 5 de 8
5. Pergunta
(ENEM 2016) Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.
DESCARTES, R. Regras para a orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Em busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado da
Correto
Incorreto
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Pergunta 6 de 8
6. Pergunta
(ENEM 2016)
TEXTO I
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcança duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.
HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza) São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).
TEXTO II
Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?
PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das
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Incorreto
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Pergunta 7 de 8
7. Pergunta
(ENEM 2016) A democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si, e, por meio de argumentação razoável, tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatória para todos. A democracia ativista desconfia das exortações à deliberação por acreditar que no mundo real da política, onde as desigualdades estruturais influenciam procedimento e resultados, processos democráticos que parecem cumprir as normas de deliberação geralmente tendem a beneficiar os agentes mais poderosos. Ela recomenda portanto, que aqueles que se preocupam com a promoção de mais justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica, em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.
YOUNG, I. M. Desafios ativistas à democracia deliberativa. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 13, jan. abr. 2014.
As concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto tratam como imprescindíveis, respectivamente,
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Incorreto
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Pergunta 8 de 8
8. Pergunta
ENEM 2016
A promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça ou esta se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem, conduziu ao maior desafio já posto ao ser humano pela sua própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.
JONAS, H. O princípio de responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado).
As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste em garantir o(a)
Correto
A alternativa correta é a letra B.
Hans Jonas é um filósofo alemão do século XX, conhecido principalmente por seu livro O Princípio de Responsabilidade. Nesse livro o autor discute os novos desafios colocados ao ser humano pelo progresso tecnológico. Segundo o autor, como sociedade, devemos “atuar de forma que os efeitos de suas ações sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana genuína”. Ou seja, devemos agir de forma a não por em risco a sobrevivência das futuras gerações.
Incorreto
A alternativa correta é a letra B.
Hans Jonas é um filósofo alemão do século XX, conhecido principalmente por seu livro O Princípio de Responsabilidade. Nesse livro o autor discute os novos desafios colocados ao ser humano pelo progresso tecnológico. Segundo o autor, como sociedade, devemos “atuar de forma que os efeitos de suas ações sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana genuína”. Ou seja, devemos agir de forma a não por em risco a sobrevivência das futuras gerações.